Unidados Contabilidade

Notícias

O futuro do mercado profissional no Brasil

No mundo globalizado o mercado está cada dia mais seletivo

“A seletividade do mercado globalizado exige um perfil profissional equivalente, quer seja empregado ou empreendedor, compatível com uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, OU NÃO HAVERÁ PRESENTE NEM FUTURO.” (Elenito Elias da Costa).

No mundo globalizado o mercado está cada dia mais seletivo, seja você empregado ou buscando empreender em negócio próprio, no Brasil diante dos fatos que assolam a sociedade, essa exigência se torna mais acentuada, por razões óbvias de sua situação social, política e econômica.

As regiões em que se divida sua geopolítica têm suas peculiaridades onde empresas e sociedades tentam sobreviver, e o governo busca arrecadar para dar seguimento a sua atividade.

A EDUCAÇÃO, SAÚDE, ECONÔMIA, POLITICA, EMPREGO e SOCIEDADE, passam por momento muito delicado, e mais ainda com a suas particularidades, tais como, imigração, facções, desemprego, e demais dificultam a busca da normalidade, expondo uma situação de grave sintoma social na geração atual e compromete seriamente a geração futura.

O jovem que busca uma educação diferenciada e de qualidade procura outro mercado e outro país para obter um futuro promissor, e isso prova a gravidade da situação que se agrava a cada momento.

Diante do CAOS social existente a degeneração é plausível, e isso dificulta encontrar um nome de consenso que possa unificar essa sociedade e buscar sua regularidade, paira no ar um senso negativo que rotula o futuro da sociedade e ratifica a sua desconfiança numa solução progressista.

A desmotivação da sociedade diante dos escândalos da classe política compromete as Eleições futuras e o futuro da PEA (População Economicamente Ativa) agregado ao futuro das gerações, fica cada dia mais incerto, daí comprovar que a busca por outros mercados fora do País é uma alternativa aceitável.

O jovem de todas as regiões do Brasil pensa em sair do País para buscar um futuro promissor e temo que esse hiato venha um dia prejudicar a recuperação do seu país de origem.

A GLOBALIZAÇÃO do MERCADO seleciona conforme particularidades especiais e uma delas é a EDUCAÇÃO de QUALIDADE na formação dos profissionais, pois sem um perfil profissional que exponha uma expertise as chances do educando são remotas e seu sucesso terá um foco diferenciado.

O Mercado de emprego tem exigências especiais, ou mesmo o Concurso Público que diante da situação dos governos tende a ser bastante reduzido, mesmo que haja a sua aprovação em concorrido certame. Ficando, portanto, o empreendedorismo como forma indicativa de sobrevivência, vejamos que qualquer dos casos sua performance profissional é condição única para obtenção do sucesso, ou mesmo sua continuidade ou sustentabilidade.

As empresas de qualquer forma ou tamanho, visam reduzir custos e despesas e elevar a sua lucratividade, só que para isso acontecer se faz necessário maior INVESTIMENTO, e essa origem de recursos tem sua dificuldade elevada diante de um MERCADO restrito.

A busca de MERCADO fora do país tem sido a melhor alternativa daqueles que se profissionalizou com maestria e qualidade educacional, pois a concorrência em outros mercados está bastante acirrada, haja vista, as dificuldades econômicas derivativas de situações anômalas, mas ainda é uma solução.

Descrevo abaixo, uma simples relação de detalhes:

  1. Valores, princípios, caráter, personalidade, e demais;
  2. Educação profissional de qualidade;
  3. Conhecimento em Tecnologia de Informática, sistemas etc;
  4. Conhecimento de outros idiomas;
  5. Conhecimento técnico e especifico de sua profissão;
  6. Conhecimento técnico e especifico de outra profissão;
  7. Cultura geral;
  8. Conhecimento de legislação;
  9. Adequação ás adversidades
  10. Jamais perder o FOCO.

Observem que não dá para oferecer somente FUTEBOL e CARNAVAL, pois o MERCADO GLOBALIZADO exige muito mais, eis a existência de elevação de mercados derivativos e degenerativos do ser humano, e que assolam uma sociedade e suas famílias.

Se inexistir fortes INVESTIMENTOS na formação do profissional, temo que sua entrada no MERCADO seletivo se torna mais difícil, pois, ha uma seletividade crescente e uma exigência muito mais acirrada do pretendente.

O MUNDO está sendo pulverizado de pequenos negócios com atividades econômicas mais solicitas, para que possa atender uma sociedade com pouco recurso, eis a grande verdade. Preços e condições ajustáveis ao mercado, com produto ou serviços de qualidade, tais qualidade mantém periodicamente o seu negócio em evidência até a entrada de novos produtos com qualidade e preços mais favoráveis.

Médias, Grandes empresas e Governos devem se adequar á esse novo mercado, pois a moeda de troca deverá ter verticalmente uma redução pela inexistência de sua retroalimentação.

Essas características formam um conjunto de fatores negativos que afetam a sociedade atual, veja bem:

  1. Poupança reduzida;
  2. Salário com valor inferiorizado no mercado;
  3. Dificuldade de emprego e recolocação;
  4. Saúde em decadência;
  5. Educação com redução de investimento prejudicando a sua qualidade;
  6. Economia em ajustamento ao quadro negativo;
  7. Empresa em decadência, negociação financeira, ou falimentar;
  8. Governo em total desordem, desorganizado e sem planejamento;
  9. Sociedade buscando sobreviver com o mínimo de recursos e envelhecendo;
  10. Profissional tentando manter-se em sua profissão;
  11. PIB em baixa;
  12. Juros em alta;
  13. Inflação em fase galopante
  14. Insegurança em desenvolvimento acelerado.

DESCULPE, mas devemos refletir sobre o CAOS que nos ronda, e que possamos encontrar a melhor SOLUÇÃO para que a próxima geração tenha um FUTURO PROMISSOR, pois essas adversidades são verossímeis.

Encontramos em nossa Constituição Federal, em seu artigo 1º, Dos princípios fundamentais:

“A República Federativa do Brasil, formada pela União indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos;

  1. A soberania;
  2. A cidadania;
  3. A dignidade da pessoa humana;
  4. Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
  5. O pluralismo político.”

“Parágrafo único – Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

PERGUNTA-SE¿

ONDE A ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE ERROU¿.

Lembro que o resultado das Eleições que se aproximam é um sinalizador de que a sociedade já não aceita nem compactua com ilícitos que afetam os Poderes Constituídos, e sua assepsia é condição básica para a manutenção desse SISTEMA, ou verdadeiramente o grande problema é o SISTEMA, que deve ser reavaliado pela sociedade que o alimenta.

“A VERDADE NÃO TEM BANDEIRA TEM CONSEQUÊNCIA E VITIMA QUALQUER SER HUMANO.” ·.

AUTOR: ELENITO ELIAS DA COSTA, só um ser com feeling diferenciado.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0009 5.0014
Euro/Real Brasileiro 5.3974 5.4054
Atualizado em: 28/03/2024 14:12