Unidados Contabilidade

Notícias

Ontologia Contábil

Entende-se por ontologia contábil a parte da filosofia que estuda o "ser enquanto ser"

Entende-se por ontologia contábil a parte da filosofia que estuda o "ser enquanto ser" (contabilidade como ciência do patrimônio) buscando sua essência, a qual a caracteriza distinguindo-a das demais realidades ou ciências existentes.

A ontologia contábil, então, é a parte da Filosofia da ciência contábil que tem, entre outras funções, a de determinar a substância da contabilidade, fazendo conhecer seu objeto, objetivo e função, possibilitando a determinação de seu conceito e posterior definição.

Os estudos antológicos apoiam-se na epistemologia contábil, que representa uma reflexão geral em torno do conhecimento científico contábil e a sua produção, que tem a sua validade certificada por estudos científicos efetuados pelos doutrinadores.

As reflexões contabilísticas servem de guia referencial para a criação de conceitos, teorias e valores científicos. É o ato ou efeito do espírito de um cientista filósofo de refletir sobre o conhecimento, coisas, atos e fatos, fenômenos, representações, ideias, paradigmas, paradoxos, paralogismos, sofismas, falácias, petições de princípios e hipóteses análogas.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4526 5.4606
Atualizado em: 19/03/2024 06:10