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A expansão do mercado online brasileiro atingiu uma importante marca em agosto: já são mais de 1,3 milhão de e-commerces registrados. O volume representa um crescimento de 40,7% no acumulado dos últimos 12 meses em relação ao mesmo período de 2019 e é o maior já apresentado desde 2015. As informações foram extraídas da 6ª edição do levantamento “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, feita pela PayPal em parceria com a BigData Corp.
Um dos fatores que impulsionaram o aumento no número de lojas digitais foi justamente a pandemia e a impossibilidade de abrir os comércios de rua durante o período em que as restrições estavam em vigor. Para tentar driblar a crise e a queda no faturamento, os empresários migraram seus empreendimentos para o digital, incluindo os micro e pequenos negócios, que agora correspondem a 48,06% do total de lojas online do país. Em 2019, eles eram 26,93% de todos os e-commerces.
Os lojistas também estão equipando cada vez mais seus sites. Entre os mais de 28 milhões de sites brasileiros analisados por meio da tecnologia de captura de dados da internet, 55,68% dos voltados para vendas já adotam meios eletrônicos de pagamento – aumento de 5,4% em relação ao estudo de 2019. Além disso, 81,96% dos e-commerces já são programados para se adequar ao tamanho da tela do usuário.
A presença digital também tem crescido. Cerca de 68,63% dos e-commerces utilizam redes sociais para divulgar seus produtos, sendo o Facebook o mais utilizado, com 54,18% da presença digital, seguido por YouTube (39,87%), Twitter (30,45%), Instagram (21,16%) e Pinterest (4,81%).
“Sabemos que o meio digital é o caminho natural para qualquer empresa que tem a pretensão de se manter viva e atuante no mercado, mas a Covid acelerou muito a tomada de decisão dos lojistas. Como sempre, crise e oportunidade parecem caminhar juntas”, acredita Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.
Diferenças entre o presencial e o online
Estar presente digitalmente tem sua importância, principalmente em 2020, quando uma série de atividades e tarefas migraram da forma presencial para a online. Apesar disso, há diferenças entre alguns processos realizados em comércios físicos e online, como o atendimento, por exemplo.
Enquanto em lojas convencionais as etapas de início e finalização de compra acontecem em um período, normalmente, curto de tempo, a jornada do consumidor é maior quando as transações são feitas de forma digital, já que existe o período entre a aquisição e o recebimento do produto. Deste modo, é importante que o estabelecimento invista em estratégias como atendimento personalizado, disponibilização de vários canais de dúvida e fortalecimento do serviço logístico para conseguir fidelizar os consumidores.
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Atualizado em: 29/11/2024 20:59 |