Unidados Contabilidade

Notícias

Sem experiência procurando começar sua carreira? Saiba como ser percebido pelo mercado de trabalho

Se já é um desafio conseguir emprego tendo experiência, o desafio é ainda maior para quem ainda não teve oportunidades

Se já é um desafio conseguir emprego tendo experiência, o desafio é ainda maior para quem ainda não teve oportunidades. Mas não pode desanimar! É possível conseguir um emprego sem experiência - e olha que 2021 está se mostrando bem promissor após o susto gigantesco que foi o início da pandemia em março do ano passado.

“As empresas que conseguiram se manter durante a pandemia já se deram conta de que agora é o momento de seguir adiante, ou pelo menos tentar. Temos a vacina sendo aplicada, já nos acostumamos com os novos hábitos de consumo e muitos setores que parecem fadados ao descaso estão se reinventando. A logística cresceu muito pela alta de pedidos virtuais e a tecnologia deu um salto gigantesco com a consolidação do trabalho home office. São setores que podem acolher trabalhadores sem experiência” lembra Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

Siga estas três dicas para começar, do zero, a ser percebido pelo mercado de trabalho!

Invista em conhecimento
Pensando em quem tem conhecimento em tecnologia, candidatar-se para estágio ou trabalho voluntário conta muito. Se não tem experiência, ter conhecimento é uma boa iniciativa para conseguir um emprego sem experiência: “Tudo conta nesta hora. Experiências acadêmicas, participação em eventos, palestras, workshops, ler livros e tirar certificados ligados à área em que pretende trabalhar demonstram para os recrutadores que você está focado”.

Faça trabalhos freelancers e deixe tudo registrado
Tudo bem que você não tenha nada oficial no currículo, as empresas que recebem gente sem experiência já esperam isso. Mas tudo o que você fez como freela pode entrar no seu currículo. Um designer, por exemplo, pode criar uma marca fictícia só para mostrar suas habilidades, assim como um programador pode criar uma página web para a mesma finalidade. Vai servir para mostrar o talento aplicado” indica Catalano.

Conhecimento adquirido precisa ser demonstrados
Para quem não é da área de TI, vale procurar trabalhos e estágios voluntários que, sim, pesam positivamente para entrar de vez no mercado de trabalho. Mais do que ter algo para mostrar na hora da entrevista, esses trabalhos ensinam como é a dinâmica do setor em que atua na prática;

Os recrutadores percebem essas ações como iniciativas de quem possui proatividade e espírito de liderança, que são habilidades que destacam qualquer profissional. Buscar ONGs e entidades filantrópicas pode desempatar uma disputa por alguma vaga.

“Um detalhe interessante é buscar uma causa que você realmente acredita e tenha engajamento. Além do mais, caso faça um bom trabalho, você já sai na frente dos demais candidatos nas entrevistas de emprego, pois já terá uma recomendação” finaliza a especialista.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4528 5.4608
Atualizado em: 19/03/2024 08:14