Unidados Contabilidade

Notícias

A China Evergrande, um case relevante de aprendizagem sobre gestão empresarial.

Na máquina mundial (CHINA), em pleno mundo globalizado, com as maiores e melhores inovações tecnológicas

“Em pleno século XXI, no mundo globalização com as grandes inovações tecnológicas, na máquina mundial (CHINA), nos ensina sobre GESTÃO EMPRESARIAL.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

Introdução

Na máquina mundial (CHINA), em pleno mundo globalizado, com as maiores e melhores inovações tecnológicas, com a excelência mundial de sua educação, com a maior Economia do mundo, utilizando um Socialismo de Mercado, encontra-se a segunda maior imobiliária do mundo, denominada de CHINA EVERGRANDE, que com toda riqueza econômica, alta tecnologia, excelente educação, nos brinda com o maior escândalo financeiro da história atual, com o default dessa empresa com uma dívida de aproximadamente de 300 bilhões, um calote econômico só comparado ao Lehman Brothers Holding Inc.

Tal fato nos remete a diversas reflexões com várias hipóteses:

  1. Fatalismo decorrente da má gestão empresarial;
  2. Estratégia do PCC de Xi Jiping, para dar um stand by no sistema;
  3. Ensinamento sobre Capitalismo e Socialismo de Mercado;
  4. Justificar futuro resgate dos títulos público de Joe Biden, em detrimento do avanço USA no Mar do Sul da China.
  5. Acelerar a derrocada da Economia americana, diante do AUKUS;
  6. Está tudo sob controle, conforme discurso de Xi Jiping no último aniversário do PCC, mesmo com interferência USA nos países do mar do Sul da China.

GUERRA COMERCIAL (USA x CHINA)

A CHINA tem plena e total confiança em seus recursos e sabe que os ensinamentos de SUN TZU, ensina pacientemente adotar ações e atitudes com devida resiliência e parcimônia, diante dos acontecimentos que estão se mobilizando em tempo real.

Sabem perfeitamente onde se localiza o calcanhar de Aquiles de Joe Biden, que tenta demonstrar fortaleza e poderio, mas sabe que está totalmente desgastado em sua economia, onde qualquer ônus que possa modificar majoritariamente seu orçamento tem reflexos mensuráveis na sua tentativa vã de evitar o que a realidade dos fatos demonstram com clarividência.

Os americanos tentam a todo custo, evitar a soberania econômica da CHINA, mas sabem que o custo para tal esforço é muito elevado e poderá destruir a sua economia.

O resultado dos esforços de ambos os lados, deixaram máculas e afetarão toda a economia global, mas estão decididos, pois inexistem outro caminho, e o mundo deverá pagar esse ônus.

Se dessas estratégias resultar em conflito bélico, sabem que é consequência da luta pelo domínio pela maior economia, e sabemos dessas sequelas sobre o globo.

“Vocês acham que a Nação de pode investir 200 bilhões de dólares numa fábrica de Chips, pagando os maiores salários, não tem 300 bilhões para ajudar a CHINA EVERGRANDE”?

“É uma fatalidade ou uma estratégia”?

“A Nação que constrói três ilhas com todos os recursos necessários, não poderia evitar o escândalo da CHINA EVERGRANDE”?

“A Nação com maior economia, melhor inovação tecnológica, melhor educação POR QUE daria um calote em todas as bolsas do mundo inteiro”?

“O General que ganha á batalha sem lutar, merece a vitória da guerra”.

O grande problema dos demais países, exceto a CHINA, é não entender a ARTE DA GUERRA, de Sun Tzu, na sua essência.

A ausência do conhecimento sobre o idioma MANDARIM e o jogo de xadrez XIANGQI exigem estratégias diferenciadas que podem impactar o desenvolvimento de determinados países, e expor a fragilidade de sua educação.

GESTÃO EMPRESARIAL

A função do administrador no tocante ao seu labor é gerir racionalmente os recursos existentes de modalidade inteligente para alcançar os resultados positivos que lhe assegurem continuidade e sustentabilidade de sua atividade nesse mundo conturbado por diversos obstáculos que dificultam sua função.

O Planejamento Empresarial, transparência, e controle interno, utilizando informações verossímeis da CONTABILIDADE e procedendo a um exímio controle de CUSTOS E DESPESAS e habitualmente procedendo a uma análise comparativa com dados que possam aferir sua posição e foco nos resultados que positivem sua posição.

Hoje, no mundo globalizado com inovações tecnológicas oriundas da inteligência artificial, numa velocidade de 5G/6G, com conhecimento de idiomas, de programação e utilizando os recursos disponíveis, devem oportunizar os profissionais na sua luta diária em se manter pró- ativo em suas habilidade e competências respectivas.

Temos a certeza que assim como a Educação de Qualidade que deve se fazer um up grade junto aos profissionais existentes assim como o educando, o conhecimento de outros idiomas (Inglês/Mandarim), está diretamente condicionado ao conhecimento de programação utilizando os recursos da inteligência artificial, representam condições mínimas para que o SUCESSO possa ser alcançado.

As crises econômicas e a falências de grandes empresas, inclusive a real situação do BRASIL, tem relação simbiótica com a qualidade da educação, vejamos, as CRISES são utilizadas como estratégias para oportunizar determinada situação, e o DAY AFTER deve exigir maior capacitação e qualificação da sociedade, pois acreditamos que ainda virá um GRAET RESET para depurar diversas economias.

CONCLUSÃO

Desculpe, mas não acreditamos que a CHINA/PCC, não tenha controle sobre a CHINA EVERGRANDE, e sabem exatamente o que estão realizando, pois precisam mostrar ao mundo que dispõem de recursos além do militar.

Nessa briga de grandes economias, a inteligência deve ser utilizada em toda sua essência, e precisamos interpretar o discurso de Xi Jiping no aniversário do centenário do PCC, onde cita que “nada impedirá a CHINA em realizar o seu planejamento”, o mundo deve interpretar suas palavras com maestria, para que entendam a estratégia chinesa.

Os grandes investimentos chineses em diversos países, estrategicamente selecionados revelam suas reais intenções, e tais realizações indicam uma postura decidida racionalmente para realização de sua grande meta e objetivo prefixado.

No caso especifico do Brasil, que não tem recursos para evitar tal feito, pois os prejuízos são incalculáveis, em caso de rebeldia, devemos analisar com bastante atenção tais movimentos.

Por ser um país continental, com riquezas minerais e naturais, terras férteis, geograficamente bem localizado, estando em CRISE de todas as formas, é sugestivo elaborar uma S W O T, para em seguida adotar ação e atitude consequente.

O próximo novo Governante deve proceder a uma avaliação sobre a situação atual e traçar uma estratégia para lograr êxito em sua gestão.

Como somos apolíticos, não entendemos de bom tom opinar sobre o futuro dos 214 milhões de habitantes do nosso Brasil, mas sugerimos LER e ENTENDER nossos artigos.

“O risco de uma República Federativa, com precoce Democracia, e frágil sistema de Capitalismo de Mercado, mesmo que tenha riquezas incalculáveis, exige uma GESTÃO com maior controle da CONTALIDADE e GESTÃO DE CUSTOS E DESPESAS, em qualquer ameaça de RISCO que oscile e demonstre volatilidade de seu investimento, eis uma lição que devemos aprender.”

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0146 5.0151
Euro/Real Brasileiro 5.4065 5.4145
Atualizado em: 28/03/2024 17:14