Período: Novembro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
O debate sobre tributos no Brasil ganhou força, com o governo tentando equilibrar o déficit fiscal por meio de uma reforma tributária. Contudo, a proposta atual parece se afastar da justiça tributária ideal.
A inclusão de carros elétricos no Imposto Seletivo, conhecido como "Imposto do Pecado", que deveria ser voltado a produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, levanta questionamentos. Carros elétricos trazem benefícios ambientais, como a redução de emissões de gases poluentes e o estímulo à inovação na energia limpa, além de promover um transporte mais sustentável.
No entanto, o governo exclui caminhões a diesel da tributação, apesar de seu impacto negativo na poluição do ar e nas emissões de gases de efeito estufa. A justificativa econômica para tributar carros elétricos parece estar ligada à necessidade de aumentar as receitas governamentais, em meio à crescente demanda por sustentabilidade e eficiência energética.
Enquanto o mercado de caminhões a diesel deve se estabilizar ou diminuir com o tempo, o setor de veículos elétricos está em expansão, o que pode gerar uma arrecadação rápida via Imposto Seletivo, sem esperar o período de transição de sete anos. Esse movimento ilustra um dilema entre sustentabilidade e a busca por receita fiscal.
O futuro promissor dos veículos elétricos aponta para a importância de políticas públicas que incentivem essa tecnologia, como investimentos em infraestrutura de carregamento. No entanto, a tributação desses veículos, em vez de caminhar para um futuro sustentável, pode representar uma tentativa do governo de priorizar a arrecadação em detrimento da justiça social e ambiental.
Em resumo, a inclusão de carros elétricos no Imposto Seletivo levanta questões sobre a coerência das políticas fiscais com as metas ambientais. A tributação de produtos sustentáveis, como os veículos elétricos, e a exclusão de caminhões a diesel demonstram a complexidade de equilibrar receitas, justiça tributária e sustentabilidade.
O Brasil precisa de políticas que promovam um desenvolvimento justo e sustentável para toda a sociedade.
*Yvon Gaillard é cofundador e CEO da Dootax, primeira plataforma de automação fiscal do Brasil. Com mais de 15 anos de atuação no mercado, o executivo é um dos principais personagens na revolução do sistema fiscal do país. Economista formado pela FAAP e com MBA pela Business School São Paulo, liderou projetos em empresas como Gol Linhas Aéreas e Thomson Reuters.
Período: Novembro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.801 | 5.8015 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0398 | 6.0478 |
Atualizado em: 22/11/2024 18:59 |