Período: Novembro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
Estudo recente da EY apontou que 71% dos consumidores brasileiros têm muito medo de suas identidades serem roubadas no ambiente online. Somado a isso, um outro levantamento, desta vez da Aiqon, mostra que o problema também preocupa gestores de cibersegurança, sendo que 55% dos CISOs (Cibersecurity Information Officer) reconhecem que o combate a esse imbróglio é um dos principais papeis da área. Com isso, especialistas defendem que a Inteligência Artificial pode ser uma aliada das companhias nessa batalha, ajudando a identificar operações fraudulentas e evitando prejuízos.
De acordo com Igor Castroviejo, diretor comercial da 1datapipe, plataforma de consumer insights baseada em IA, o varejo é um dos setores mais impactados pelas fraudes. “No último ano, para se ter uma ideia, dados do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios atestam que, no Brasil, o setor sofreu prejuízos médios de R$ 8,5 milhões para cada empresa, um montante que, se somado, nos mostra uma cifra preocupante de dinheiro perdido para golpistas”, aponta o executivo.
Para ele, a utilização da Inteligência Artificial é a grande solução para esses players que querem evitar, principalmente, os temidos roubos de identidade. “Hoje em dia, usando a tecnologia alinhada com análise de dados, é possível identificar indivíduos propensos a atividades fraudulentas. Já existem softwares no mercado que fazem uma espécie de avaliação das pegadas digitais dessa pessoa, incluindo comportamento online, o IP de sua máquina e também se o seu telefone e endereço de e-mail são confiáveis”, explica.
Por utilizarem fontes de informações mais variadas e personalizadas do que as soluções antifraude tradicionais, as ferramentas baseadas em IA conseguem fazer uma varredura mais otimizada e eficiente. “Com isso, é possível combater ameaças modernas e sofisticadas em cada ponto de verificação”, complementa Igor Castroviejo.
É possível enxergar uma tendência no uso da tecnologia, principalmente na América do Sul. Um levantamento da Associação de Investigadores de Fraudes Certificados (ACFE) e do SAS mostra que, mundialmente, 18% dos profissionais do segmento de combate a fraudes já utilizam a Inteligência Artificial e Machine Learning em seu trabalho, com outros 46% dos executivos do setor que residem no continente latino pretendendo incorporá-las nos próximos dois anos.
“Por meio do uso do Machine Learning, as empresas podem treinar seus algoritmos para identificarem o comportamento padrão de seus usuários. Caso o sistema detecte alguma operação anormal, como utilização em uma localidade diferente ou a compra de produtos fora do perfil, pode classificar a transação como suspeita e pedir alguma confirmação de utilização para o titular”, explica Igor.
Uma outra medida baseada em IA apontada pelo profissional é a biometria facial. “Essa tecnologia pede para que o usuário coloque o seu rosto para reconhecimento na plataforma. Como a face de alguém é difícil de copiar, a tecnologia vai negar o acesso caso não reconheça o cliente. Mesmo se alguém mostrar uma foto do indivíduo, a solução não reconhece, pois se baseia em aspectos singulares e particulares de cada um”, finaliza, ao apontar que o seu uso evitou R$ 115 bilhões em fraudes em 2022, de acordo com dados da FGV.
Período: Novembro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7947 | 5.7965 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0976 | 6.1125 |
Atualizado em: 15/11/2024 12:56 |