Período: Novembro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
O setor de serviços financeiros tem se transformado rapidamente, impulsionado por questões como uma grande quantidade de clientes, novas tecnologias, aumento da competitividade e mudanças regulatórias.
O crescimento contínuo do comércio virtual e os consumidores que utilizam cada vez mais seus dispositivos móveis, tornam o segmento extremamente relevante e na vanguarda da transformação digital no Brasil. O Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr), da PwC em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), mostra este avanço. O ITDBr tem uma metodologia própria de análise do avanço das empresas no contexto da transformação digital e traz uma escala de 1 a 6, sendo o maior número para empresas com alto índice de transformação digital. No levantamento, o setor de serviços financeiros alcançou 4,1, enquanto a média de todos os 10 setores analisados ficou em 3,3.
Esse contexto é impulsionado por novos produtos que têm sido ofertados devido à demanda dos consumidores e do mercado, principalmente a partir da pandemia, que alavancou a busca por compras virtuais e outras transações cashless (em tradução livre, pagamento sem dinheiro - termo usado para designar pagamentos sem uso de cédulas ou cartão).
A implementação do Pix no Brasil se tornou um case de referência internacional dado seu sucesso e rápida adoção. O número de transações per capita cresceu de forma exponencial, alcançando patamares de países com plataformas de pagamento em tempo real (Real Time Payment - RTP) mais amadurecidas, como Reino Unido e Austrália, e que já estão há mais tempo no mercado. Também acompanhamos, nos últimos anos, projetos como o Open Banking, que proporciona o compartilhamento de dados bancários, e o Open Finance, que amplia esse compartilhamento para a movimentação e situação financeira, facilitando análises e ofertas de créditos, entre outros serviços, se tornarem realidade.
Todas essas inovações mostram que a experiência dos clientes através da entrega de produtos personalizados de acordo com o padrão de consumo de cada um, tem se tornado fundamental para o crescimento dos negócios. Por este motivo, inovações estão no cerne de investimentos e da tomada de decisão das lideranças do segmento.
Os bancos já são os maiores utilizadores de Inteligência Artificial, aplicada para, entre outras coisas, definir como realizar o escoamento de crédito para os seus clientes. Soluções de Data & Analytics permitem reunir os dados estruturados e atualizados, provenientes de fontes externas, em um único sistema e aprofundar as análises de acordo com o que é relevante para cada empresa.
Assim, soluções em Data & Analytics, associadas a IA, tornam o sistema de concessão de crédito mais eficiente e inteligente. É fundamental, porém, que este tipo de inovação seja bem estruturada, com sistemas integrados e camadas de dados muito bem governadas para que as máquinas aprendam e tomem decisões assertivas, bem como obtendo uma eficiência operacional que permita um crescimento acelerado, competitivo e sustentável.
Portanto, a transformação digital no setor financeiro brasileiro é uma realidade incontestável. A evolução contínua desse setor dependerá da capacidade das instituições em adotar tecnologias emergentes de maneira integrada e estratégica, garantindo uma experiência cada vez mais eficiente e satisfatória para os clientes.
Sobre a AMcom
A AMcom é especializada em criar, manter e evoluir soluções digitais personalizadas para solucionar os desafios de grandes empresas que querem transformar seus negócios. Com expertise em ambientes complexos e regulados, conta com um portfólio direcionado a impulsionar a transformação digital de seus clientes, provendo serviços em Modernização e Integração de Aplicações (AMS); Dados & Analytics; Design, UX/UI; Agilidade e Talentos & Equipes sob medida. Sua matriz é em Blumenau (SC), tem escritório em São Paulo (SP) e atua internacionalmente. Atualmente conta com cerca de 500 colaboradores distribuídos em diversas localidades.
Período: Novembro/2024 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
D | S | T | Q | Q | S | S |
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.801 | 5.8015 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0398 | 6.0478 |
Atualizado em: 22/11/2024 18:59 |