Unidados Contabilidade

Notícias

Reforma Tributária vai alterar mercado de trabalho; veja as cinco áreas mais impactadas

Contabilidade, RH e até profissionais de inteligência artificial terão de se adaptar às novas regras e demandas dos negócios

Autor: Isabela KalilFonte: Omie

A Reforma Tributária afetará diversas áreas da economia, incluindo o mercado de trabalho. Muitas profissões terão que atualizar habilidades e adotar novas tecnologias, o que pode resultar em uma alavancagem ou queda nas carreiras. Jorge Martínez Jr., empresário contábil, sócio da HB Realiza Contabilidade e parceiro da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, destaca os cinco segmentos mais impactados pela reforma, ajudando a entender se algum deles afetará sua carreira.

1 - Área jurídica

A Reforma Tributária altera a constituição, abordando leis complementares, ordinárias e regulamentares. Isso representa um novo começo, especialmente para os advogados tributários. “Serão novas considerações, interpretações e cenários. Não haverá mais resposta pronta ou precedente. Quem trabalha nesta área precisará retornar sempre ao texto legislativo antes de seguir com processos, tanto de forma preventiva quanto de forma corretiva, e essa análise vai diferenciar os mais qualificados”, explica Martínez.

2 - Planejamento tributário e financeiro

Profissionais de planejamento tributário e financeiro serão muito demandados para garantir a eficiência no uso do capital nas novas formas de comprar, vender e planejar. De acordo com o especialista, as empresas precisarão refazer toda a estratégia de negócio. “As novas leis farão com que sejam priorizados investimentos que tragam benefícios fiscais e melhorem a eficiência operacional. O aumento de interesse por essas profissões ocorrerá devido à maior preocupação em garantir que a transição tributária não seja prejudicial”, completa.

3 - Contabilidade

A nova legislação foi feita para simplificar e diminuir a burocracia, mas pode gerar confusões. Durante a implantação, o contador precisará agir de forma ainda mais estratégica para guiar o empresário. “Ele terá que se atualizar e investir em dobro no conhecimento próprio e da equipe para não ficarem presos em uma realidade tributária que não existe mais”, alerta o parceiro da Omie.

Dentro das profissões contábeis já existentes, serão ainda mais demandados os consultores fiscais e tributários, que estarão na linha de frente com o foco constante na otimização dos tributos. Profissionais de compliance também serão necessários, já que os negócios vão precisar de orientação estratégica para se adequar.

4 - Tecnologia


Técnicos, desenvolvedores, especialistas em segurança digital e profissionais de inteligência artificial serão cada vez mais requisitados. Sistemas e softwares (ERP) já auxiliam na gestão tributária, controle contábil, financeiro e outros departamentos relacionados a tributos e impostos.

As empresas que ainda não utilizam esse tipo de ferramenta precisam se adequar o quanto antes. “Se feito manualmente, o processo poderia levar horas ou até dias, ainda com o risco a erros. Com as mudanças tributárias, o empresário não pode perder tempo e deve direcionar seu capital humano para análises estratégicas e interpretações legislativas, em vez de se concentrar no operacional”, recomenda Martínez.

5 - Gestão de pessoas

O especialista ressalta que a Reforma não trará apenas redução de tributos, mas equiparação, o que pode trazer aumento de custo para diversos setores. “Com isso, antecipação, monitoramento, atualização contínua e comunicação clara serão os grandes desafios do setor de gestão de pessoas. Será fundamental equilibrar a carga tributária sem perder a competitividade por bons profissionais”, finaliza.

Sobre a Omie
Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie tem o propósito de destravar o crescimento de todos os tipos de negócios, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado, ancorada em quatro grandes pilares: Gestão, por meio do software; Educação, por meio da Omie.Academy; Finanças, por meio das funcionalidades de um banco digital, além de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de PMEs, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie; e Comunidade, por meio de um ecossistema que conecta clientes, fornecedores e prestadores de serviços. Líder do segmento, a empresa conta com mais de 24 mil escritórios contábeis parceiros, mais de 170 mil clientes, aproximadamente 1.600 colaboradores e mais de 130 unidades de franquias no país.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Janeiro/2025
D S T Q Q S S
   01020304
05060708091011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 6.0419 6.0444
Euro/Real Brasileiro 6.28 6.288
Atualizado em: 20/01/2025 14:01