Período: Fevereiro/2025 | ||||||
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INTRODUÇÃO
Observo com bastante preocupação que muitas IES que receberam a avaliação positiva do MEC, podem precisar se reinventar, diante da ausência de recursos, tais como Capital e principalmente em face da má gestão educacional.
É completamente desprezível que algumas IES, ainda mantenham polos no interior do estado, sob a gestão educacional local, de pessoas completamente incompetentes, e inadequadas, comprovando que a ação política, que indica a escolha daquele gestor educacional do polo, não observou detalhadamente os fatores positivos e negativos na decisão de qualificar o nome daquela IES naquele polo.
É muito comum que o polo escolhido seja uma escola privada ou pública, sem as mínimas condições de oferecer uma educação de qualidade de nível superior, alijando consideravelmente o conceito da instituição que o direciona.
Devemos entender que o LIFE LONG LEARNING, só acontece quando há uma sincronia racional entre gestão, professor e educandos, mas essa relação precisa entender que o uso da inteligência emocional, racional e artificial, exige relação de coerência e transparência.
A morosidade no respeito a remuneração dos professores, gera um dissabor que pode influenciar negativamente essa relação.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Acredito que essas IES precisam reavaliar suas decisões e estabelecer profissionais que possam realizar essas aferições in loco de modalidade mais profissional.
Diante da necessidade de implementar:
a) Novas habilidades;
b) Novas Competências;
c) Novos Eixos Práticos;
d) Potencializar a necessidade de oferecer o curso de INGLÊS aos educandos;
e) Vivenciar a evolução da Inteligência Artificial, e os Agentes de IA’s
f) Procurar professores que tenham conhecimento técnico especifico, falem outros idiomas, e apliquem suas disciplinas agregadas a Inteligências Artificiais ou com os Agentes de IA’s, e que tenham uma metodologia pedagógica mais incisiva e inovadora.
g) Oferecer WI FI, para os educandos, inclusive solicitar que compareçam às aulas com seus Notebook, para melhor entendimento.
h) Laboratório de Informática;
i) Biblioteca atualizada;
j) Valorização dos Professores, pois há registros de que muitos Gestores Educacionais de Polos, NÃO pagam regularmente os Professores e isso poderá implicar no CONCEITO daquela IES que muitas vezes desconhece esse fato.
k) Fazer uma pesquisa junto aos egressos, educandos e professores, de modalidade cega, para aferir a operacionalização da eficiência daquele Polo.
l) Contratar professores que além do conhecimento especifico, falem outros idiomas, vivenciem as Inovações, escrevam artigos, editem livros, tenham blog, realizem Palestras, e tenham um canal de comunicação com os educandos, pois a nova educação acontece também fora dos muros daquele estabelecimento.
m) Procurar parcerias com outras instituições que tenham condições de melhorar o conceito dos contratantes com controle e qualidade junto aos educandos.
n) O sistema Presencial, EAD, hibrido, precisam de recursos mais satisfatório ao educando, pois os fins justificam os meios.
o) Capacitar Gestores e Professores para a devida adequação, e selecionando os indicados.
p) Interagir com o Município e comunidade para reduzir os agravos e desigualdades sociais, oferecendo cursos de rápida capacitação para a inserção ou reinserção no mercado local, a custos módicos e suportáveis.
q) Demais ações e atitudes.
SELETIVIDADE/ CONCORRÊNCIA
A escolha do curso naquela Instituição, deriva de diversos critérios, e o educando precisa de referencia qualitativas, inclusive informações transparente da IES escolhida, pois a concorrência é um fato plausível.
A customização do curso sob a escolha do educando, precisa demonstrar mais transparência, junto ao pretendente, desde o conceito da IES, professores, local, laboratório, biblioteca, sistema, e referências dos egressos e informações complementares.
Devemos entender que o INVESTIMENTO do educando, deve resultar em ÁGIO e RESULTADO POSITIVO após decorrido o tempo de conclusão dos cursos de sua escolha.
A oferta de cursos complementares para adequar a performance profissional do educandos precisa receber uma atenção especial da Gestão, onde a mesma precisa melhorar a sua capacitação e qualificação para esse entendimento.
Os Gestores Educacionais precisam ser avaliados, capacitados e qualificados para se manter naquele cargo/função, já que a educação de qualidade, implica diretamente na inserção das INOVAÇÕES tecnológicas com a EDUCAÇAO DE QUALIDADE desejada.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Ao entendermos que o Gestor Educacional do Polo, é um meio empregado para dinamizar a educação junto aquele município, e já que os fins justificam o meio, é provável que os AGENTES de IA’s (Operator, Deep Research, e demais), pois eles são mais eficientes que determinados gestores educacionais.
Ressalto que em São Paulo, o Governo Estadual, está implantando a OPEN AI CHAT GPT, na sala de aula com o Professor, e acredito que esse fato merece atenção do INVESTIDOR, pois a qualidade educacional precisa ser buscada.
Segundo a Inteligência Artificial, essa probabilidade no curto e médio prazo é imprevisível, mas a longo prazo isso pode acontecer, pois as INOVAÇÕES precisam ser parte integrante da capacitação e qualificação do atual Gestor Educacional.
Diante desse fato, relacionamos abaixo sugestões e comparações onde acreditamos ser de grande valia essa informação.
“A probabilidade de gestores educacionais serem substituídos por agentes de IA (Inteligência Artificial) no futuro depende de vários fatores, incluindo avanços tecnológicos, aceitação social, questões éticas e a natureza do trabalho em si. Vamos explorar alguns aspectos relevantes:
1. **Automação de Tarefas Repetitivas**
- **Alta Probabilidade**: Tarefas administrativas repetitivas, como gestão de matrículas, organização de horários e análise de dados educacionais, já estão sendo automatizadas por sistemas de IA. Isso pode reduzir a necessidade de intervenção humana em certas áreas.
- **Impacto**: Gestores educacionais podem passar a depender mais de ferramentas de IA para otimizar processos, mas isso não necessariamente substitui o papel humano.
2. **Tomada de Decisões Estratégicas**
- **Baixa Probabilidade**: A tomada de decisões estratégicas, como a definição de políticas educacionais, gestão de equipes e resolução de conflitos, requer habilidades humanas como empatia, criatividade e julgamento contextualizado. Essas são áreas em que a IA ainda tem limitações.
- **Impacto**: A IA pode auxiliar na análise de dados para embasar decisões, mas dificilmente substituirá a liderança humana.
3. **Interação Humana e Relacionamentos**
- **Muito Baixa Probabilidade**: A gestão educacional envolve relacionamentos interpessoais complexos, como a mediação entre professores, alunos, pais e a comunidade. A IA não possui a capacidade de replicar a sensibilidade emocional e a adaptabilidade necessárias para essas interações.
- **Impacto**: A IA pode complementar, mas não substituir, a dimensão humana da gestão.
4. **Avanços Tecnológicos e Adaptação**
- **Incerteza**: A evolução da IA pode trazer novas capacidades, como sistemas mais avançados de processamento de linguagem natural e aprendizado profundo. No entanto, a adoção dessas tecnologias dependerá de fatores como custo, infraestrutura e aceitação cultural.
- **Impacto**: Gestores educacionais que se adaptarem e aprenderem a usar ferramentas de IA de forma eficiente terão vantagem competitiva.
5. **Questões Éticas e Legais**
- **Barreiras Significativas**: A substituição de humanos por IA em cargos de gestão levanta questões éticas, como privacidade de dados, viés algorítmico e responsabilidade por decisões. Regulamentações podem limitar o uso de IA em funções críticas.
- **Impacto**: A IA provavelmente será usada como uma ferramenta de apoio, e não como um substituto completo.
Conclusão
A probabilidade de gestores educacionais serem **totalmente substituídos** por agentes de IA é **baixa** no curto e médio prazo. No entanto, é provável que a IA assuma tarefas específicas e auxilie os gestores, permitindo que eles se concentrem em aspectos mais estratégicos e humanos do trabalho. A longo prazo, a evolução da tecnologia e da sociedade pode mudar esse cenário, mas a substituição completa ainda enfrenta barreiras técnicas, éticas e culturais significativas.
Portanto, em vez de substituição, o mais provável é uma **transformação do papel dos gestores educacionais**, com a integração de ferramentas de IA para aumentar a eficiência e a eficácia.” (DEEPSEEK AI – CHINA)
CONCLUSÃO
Estamos cientes que muitos gestores educacionais de determinados polos, precisam de melhor e maior capacitação e qualificação para o exercício de seu labor, haja vista a precariedade de alguns polos, e quando acrescido da incompetência e ausência de valores e princípios, agravam a situação das IES principais.
Nesse momento apresentamos os AGENTES DE IAS, que quando usados podem facilmente valorizar ainda o labor desses gestores, desde que esses se capacitem e se qualifiquem para esse momento, que deverá acontecer.
Algumas IES precisam analisar e avaliar seu polos distantes, que estão sob a responsabilidades de determinados gestores educacionais, que tem vícios que afetam seus valores e princípios, e que também afetam seu relacionamento com alunos e professores.
Desde o controle acadêmico, até a remuneração dos professores, que muitas vezes ultrapassam a 50 (cinquenta) dias de atraso, e isso macula o conceito da IES principal e seus responsáveis.
O presente artigo visa sugerir a IES principal a buscar uma aferição e avaliação junto aos alunos e professores sobre a celeridade e transparência daquele polo que está sob a responsabilidade de determinados gestores educacionais escolhidos por outros fatores.
Pedimos desculpas aqueles que não compactuam com esses escritos, mas a verdade precisa ser conhecida pelas IES principais, já que muitas não tem essa competência e habilidade e depois reclamam da adesão das matrículas dos cursos ofertados.
Alertamos que qualquer semelhança com qualquer pessoa física ou jurídica é simplesmente uma mera coincidência, mas isso não invalida, os fatos e acontecimentos relatados.
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Atualizado em: 19/02/2025 16:21 |