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A procura dos pequenos empreendedores brasileiros por recursos para investir em seus negócios cresceu em 2024. Somente entre clientes do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape Brasil), a concessão de microcrédito produtivo orientado teve aumento de 36% no ano passado, totalizando mais de R$ 238.657.133,27 em empréstimos. Nessa modalidade de crédito, a instituição concede ainda educação financeira aos tomadores, incluindo aqueles na informalidade, com o objetivo de garantir a sustentabilidade dos negócios e fortalecer o empreendedorismo no País.
Com a perspectiva de ultrapassar os valores concedidos no ano passado, o Ceape preparou dicas baseadas em 4 pilares de gestão de pequenos negócios para que os recursos sejam bem utilizados em 2025:
Técnicas de comunicação e oratória
Especialmente para os comerciantes, esse aspecto é importante e passa, primeiramente, por conhecer bem o seu público alvo: quem são, o que procuram e qual a média de gastos com determinado produto, por exemplo, são pontos cruciais para traçar boas estratégias de vendas. A partir disso, o empreendedor pode desenvolver uma proposta de valor clara para cada item, praticar escuta ativa para entender as melhores condições de pagamentos e ensaiar técnicas de comunicação oral e corporal. Um bom caminho é manter a simplicidade e contar histórias para criar vínculos com o cliente.
Estratégias de marketing digital e redes sociais
Nesse caso, conhecer bem o público-alvo também é o primeiro passo para, depois, adotar uma identidade visual atraente (mas sem exageros), movimentar o perfil com postagens em fotos e vídeos que se relacionam com o seu mercado, expor os produtos em alta qualidade e utilizar hashtags relevantes. É interessante manter uma boa regularidade de postagens e interagir com seu público para aumentar o engajamento e, consequentemente, a entrega para novos possíveis clientes.
Gestão de tempo e produtividade
Um bom gerenciamento de tempo é essencial para não perder boas oportunidades de negócios e não sobrecarregar as atividades ao longo da semana. Começar o dia determinando de 3 a 5 prioridades é uma excelente alternativa para otimizar suas tarefas. Utilize a tecnologia a seu favor, através de ferramentas como Google Agenda, por exemplo, para não se perder nos compromissos, entregas e relacionamento com clientes ou fornecedores. Concentrar em apenas uma tarefa por vez é outro artifício importante para evitar distrações e atrasos.
O poder da superação e da inteligência emocional
Apesar desse tópico abrir brecha para a subjetividade, cada indivíduo pode trabalhar sua inteligência emocional para superar desafios no dia a dia da sua atividade empreendedora. Identificar situações que te pressionam além do limite, por exemplo, é essencial para evitá-las, quando possível. Em contrapartida, conquistas – desde as pequenas – podem motivar a busca por novas oportunidades de negócios e boas parcerias. Nos dois casos, o primeiro passo é identificar seus próprios padrões, e anotar cada situação em um diário é de grande ajuda. Outros dois pontos se destacam nesse processo: a empatia, para entender melhor e saber lidar com as emoções de clientes e parceiros, e o autocontrole, para lidar com as próprias emoções e evitar o estresse, que pode influenciar em decisões ruins para as finanças. E a dica mais valiosa é sempre cuidar da saúde mental, para além dos negócios, sem abrir mão de ajuda profissional, quando necessária.
Esses e outros tópicos serão abordados de forma mais profunda pelo Ceape Brasil nos dias 6, 7 e 8 de março, durante a 1ª Imersão Empreendedora, uma convenção que irá reunir diversos especialistas em negócios e microfinanças para oferecer palestras e treinamentos aos pequenos empreendedores de São Luís, no Maranhão, e regiões próximas. O evento terá transmissão online e gratuita, podendo ser acompanhado por interessados de todo o País. A inscrição deve ser feita através do formulário.
“Trata-se de uma oportunidade para aquelas pessoas, especialmente donas de pequenos negócios, que desejam aprimorar suas capacidades de superar desafios, romper barreiras e enxergar o mundo com uma nova perspectiva empreendedora”, afirma Claudia Cisneiros, diretora executiva do Ceape Brasil.
Presente nos estados do Maranhão, Pará, Tocantins, Ceará, Piauí, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul, o Ceape Brasil conta atualmente com 21 mil clientes ativos, ou seja, com empréstimos em andamento. A instituição é especializada na concessão de microcrédito produtivo, que une empréstimo à educação financeira dos tomadores e já concedeu mais de R$ 7,4 bilhões em crédito, beneficiando cerca de 1,5 milhão de empreendedores, principalmente na região Nordeste.
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Atualizado em: 21/02/2025 14:49 |