Unidados Contabilidade

Notícias

Carnaval aquece mercado para pequenos negócios aumentarem as vendas

Fantasias, acessórios, alimentos e bebidas são principais segmentos beneficiados, aponta Sebrae

No mês em que muitos já estão preocupados com as roupas, fantasias e acessórios que serão utilizados durante os festejos de carnaval, seja em prévias ou em viagens para curtir a folia em outras cidades, os donos de pequenos negócios podem aproveitar o período para aumentarem suas vendas e, consequentemente, os lucros. Para isso, o Sebrae Paraíba recomenda atenção com a sazonalidade e foco nos meios digitais para divulgação dos produtos.

A folia antecipada está cada vez mais consolidada em várias partes do país como uma espécie de “esquenta”. Alguns segmentos já estão preparados para lucrar mais, agregar valor à marca e ter ideias criativas para atender ao aumento da demanda por produtos e serviços relacionados ao período. É o caso do segmento de fantasias e acessórios que neste período do ano investe pesado para alavancar as vendas e, em muitos casos, até inicia suas operações nesta época.

Outros segmentos que podem aproveitar o período são os de beleza, alimentos e bebidas, turismo, calçados, alugueis de roupas, entre outros. De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, o carnaval é uma das maiores festas populares do mundo e, portanto, representa uma ótima oportunidade para os empreendedores alavancarem as vendas.

Entretanto, a analista salienta que o período exige maior planejamento. “Apesar de não ser uma época totalmente parada, sabemos que o início do ano, tradicionalmente, não é tão bom para o comércio quando comparado a outros meses. Por isso, é importante entender o que as pessoas mais precisam, ficar antenados com as tendências e se preparar com estoque necessário”, sugeriu.

Dentre as estratégias apontadas para garantir lucros no período carnavalesco, estão bom planejamento de vendas e apostar em produtos com uma boa margem de lucro, mas que precisam ser vendidos de forma mais rápida por causa da sazonalidade. “Além disso, utilizar os meios digitais para divulgação dos seus produtos e trabalhar com serviços de entregas rápidas em domicílio. É importante fazer uma análise financeira da empresa, para poder proporcionar aos clientes formas de descontos e promoções, já que em alguns segmentos o estoque pode não servir para os demais meses do ano”, enfatizou.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0153 5.0156
Euro/Real Brasileiro 5.3598 5.4098
Atualizado em: 29/03/2024 06:12