Unidados Contabilidade

Notícias

A importância de gestores e consultores tributários e como se especializar

Atualmente o mercado procura gestores e consultores com profunda competência no campo fiscal e tributário e que também entendam as práticas fundamentais na gestão de negócios, por isso não é incomum vermos diversos cursos como o MBA e especializações que oferecem cursos para agregar valor ao profissional que busca mais dentro da área tributária.

Atualmente o mercado procura gestores e consultores com profunda competência no campo fiscal e tributário e que também entendam as práticas fundamentais na gestão de negócios, por isso não é incomum vermos diversos cursos como o MBA e especializações que oferecem cursos para agregar valor ao profissional que busca mais dentro da área tributária.

O grande objetivo de quem busca uma especialização normalmente é aprofundar seus conhecimentos e ser um profissional mais competitivo no mercado de trabalho. Com estudos de casos com discussões aprofundadas de situações tributárias da atualidade, o profissional dentro de um curso desses pode entender melhor os aspectos práticos dos impostos diretos e indiretos, em diversos cenários. Buscar uma especialização, como um MBA ou outro curso é interessante para que o profissional possa não apenas entender melhor os elementos essenciais na apuração dos tributos, como também a atual situação tributária brasileira.

A parceria da teoria com a prática é fundamental para formar um bom profissional tributário, ainda mais tendo em vista que ele desenvolverá estratégias tributárias dando outras perspectivas a empresa, e atuará muitas vezes em mais de uma área, pois, a área tributária se conecta a diversas outras, criando assim um espaço gigantesco de atuação para o profissional dentro da organização.

Por isso, ainda reforço a importância de área tributária se especializar, seja com uma pós-graduação, ou cursos específicos, não só para fazer um bom planejamento tributário, como é possível montar indicadores regulares com os dados tributário e outras informações para ajudar a montar um diagnóstico da empresa, e redimensionar as metas empresariais, preços dos produtos, e claro a carga tributária. O MBA também é uma boa pedida, é um curso mais voltado aos profissionais que querem aprofundar seus conhecimentos na área de gestão e administração, com foco na aquisição de conhecimento através de atividades práticas, com uso de casos reais e foco na estimulação de ideias inovadoras para resolução de casos abordados no curso.

Com os diversos ramos de atividades empresariais que temos hoje, é muito difícil para o profissional conseguir acompanhar as novas legislações publicadas, os novos benefícios fiscais que são concedidos, os impostos que são suspensos ou alíquotas que são alteradas, mas como responsável pela administração de tributos, essa é a função do especialista tributário.

Existem muitas razões que tornam o profissional da área fiscal ou também chamada área tributária alguém de grande valor. Não só pela diversidade de ramos de atuação, você pode ser consultor tributário por exemplo, trazendo métodos novos em consultoria tributária e contabilidade estratégica a seus clientes.

Estudar a área tributária não é fácil, é uma área complexa, principalmente pela quantidade de alterações e atualizações que ocorrem constantemente. E muitos empresários não sabem o quanto essas alterações afetam direta e indiretamente suas empresas, e não só as empresas como também os cidadãos comuns.

Ao falar com o empresário mostre dados que lhe chamem seus interesses, como por exemplo a carga tributária dentro dos custos de suas mercadorias e como isso influencia no desempenho das contas dele, mostre que a contabilidade fiscal não é um luxo, e sim uma necessidade nas organizações.

Atualmente cerca de 30% do que uma empresa fatura é consumido pelos tributos que ela tem de pagar, e um profissional especializado pode assessorar o empreendedor nas suas obrigações para reduzir a carga tributária dentro da legalidade, entregar as obrigações de forma correta ao fisco, e com isso o empreendedor ganha mais tempo para cuidar de outras obrigações relativas a gestão do seu negócio, com custos e riscos reduzidos.

A área tributária composta trata dos impostos, taxas e contribuições administrados pela União, Estados, Distrito Federal, e Municípios. E acredite ou não, toda a complexidade da área tributária gera parte do chamado “Custo Brasil”, que é o conjunto de dificuldades que encarecem ou inviabilizam investimentos no Brasil. Por isso, ter profissionais adequados para lidarem com esse sistema dentro da sua empresa é extremamente necessário, sejam eles terceirizados ou não, pois, a quantidade de atualizações, alterações e criação de novas normas são muitas, o que torna inviável para o empresário tentar acompanhar essas modificações. Até porque algumas são extremamente complexas.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4513 5.4593
Atualizado em: 19/03/2024 07:00