Unidados Contabilidade

Notícias

6 atitudes importantes para estimular sua criatividade

Qual o segredo para ter mais ideias?

A habilidade do homem para imaginar e criar estratégias levou a humanidade a obter conquistas notáveis. Sem nossa capacidade criativa, jamais teríamos pisado na lua, nem construído grandes obras de engenharia ou desenvolvido as tecnologias que utilizamos hoje. Mas, afinal, qual o segredo para ter mais ideias?

Segundo Alex Lipszyc, diretor de ensino da Panamericana Escola de Arte & Design, todo ser humano é criativo, mas sua imaginação depende dos estímulos recebidos. “Nem sempre somos educados para a reflexão”, diz. Para ele, a sociedade possui regras a serem seguidas, o que não é novidade para ninguém. Entretanto, as mesmas normas que nos conduzem à boa convivência, tolhem nossa capacidade criativa, delimitando até onde devemos (ou podemos) ir.

“É comum que, nas escolas, professores exijam que os alunos sejam capazes de responder exatamente o que está escrito nos livros, sem questionamentos ou argumentações. Este tipo de educação faz com que estudantes entrem em padrões e sigam por uma trilha mais afável, dispensando sinais de criatividade”, exemplifica Lipszyc.

Apesar de ser algo pouco produtivo, o cérebro fica satisfeito com os padrões, ainda que inconscientemente. “Regras sociais estabelecem condutas que nos direcionam para modelos pré-determinados e cômodos que, inclusive, economizam energia para pensar”, afirma o diretor.

Considerada a terceira habilidade mais importante para o mercado de trabalho durante o Fórum Econômico de Davos de 2018, a criatividade também teve sua relevância bastante discutida no IBM Think Summit Brasil, em 2019. Com o avanço das tecnologias e o crescimento da automação, a criatividade passou a ser cada vez mais valorizada pelos empregadores. Por isso, Lypszyc listou uma série de atividades voltadas para aumentar a capacidade criativa:

1. Investir em cursos de criatividade

Hoje, já existem no mercado cursos voltados especificamente para a proposição de pensamentos laterais, com objetivo de levar o cérebro a fazer novas conexões. “Vale lembrar que o cérebro é como um músculo que necessita ser exercitado”, diz Lipszyc. O segredo dos cursos de criatividade é promover o questionamento, por diversos pontos de vista, levando a conclusões diferentes para uma mesma pergunta. “A essência da capacidade criativa também está na liberdade para desenhar conceitos diferentes”.

2. Conhecer pessoas diferentes

Pode parecer um comportamento puramente curioso, mas é justamente na curiosidade e na observação sobre as vidas dos outros que muitas ideias acabam sendo inspiradas. Conhecer pessoas diferentes, sobretudo fora do seu contexto social, faz com que você ingresse em realidades diversas e ouça histórias sobre situações que você nunca passou. Isso cria novas conexões e referências, torna você mais empático e consequentemente, aumenta a sua criatividade.

3. Ler livros sobre temáticas diversificadas

Que a leitura é um portal mágico para estimular a imaginação, todo mundo sabe. Porém, muitas pessoas têm o costume de sempre recorrer aos mesmos temas, fazendo de sua leitura um padrão. Como sabemos que os padrões são inimigos da criatividade, aqui vai a dica: procure ler sobre temas diversificados, desta forma você abrange mais saberes e varia o cardápio do seu imaginário.

4. Visitar mais exposições

Elas são fundamentais para enriquecer repertórios e proporcionar vivências que gerem conhecimento artístico, cultural e social. Um excelente exercício de criatividade é ler sobre o autor e o período no qual ele viveu e depois analisar o que está contido nas obras. Mesmo que você não seja um expert em Artes, certamente sua imaginação terá que trabalhar na reflexão.

5. Fazer pausas para relaxar durante o dia

Relaxar não significa necessariamente tirar uma siesta depois do almoço, mas sim a alternar atividades. Seu cérebro precisa de um momento para registrar toda a informação que está recebendo, por isso, vale a pena fazer uma pausa para um café ou até mesmo para contemplar algo fora do contexto de trabalho. Isso faz com que você saia do foco para ver as coisas de outro ângulo.

6. Perder a noção do tempo

Você está engajado em uma atividade interessante? Seja um brainstorm no trabalho ou uma brincadeira com seus filhos na praia, permita-se aproveitar cada segundo sem olhar o relógio, o celular ou qualquer outra coisa que te lembre da rotina. Vale a pena entregar-se a uma atividade e fazer dela seu objeto de contemplação – certamente você vai colher frutos criativos desta dispersão.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4575 5.4655
Atualizado em: 19/03/2024 05:00