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Os últimos anos trouxeram inúmeros novos desafios para profissionais e empresas de todo o mundo. Assuntos como ESG, flexibilidade de modelos de trabalho, diversidade, equidade e inclusão, saúde mental, inteligência artificial, transformação digital e choque geracional são alguns exemplos de pautas que vêm ganhando cada vez mais espaço nas salas de reunião e motivando mudanças reais na relação entre as pessoas e o trabalho.
A questão é que, com tantas mudanças acontecendo, é consequência natural que as competências exigidas pelas companhias também sejam adaptáveis e alteráveis. Todavia, o processo de ‘atualizá-las’ não é tão simples quanto parece. Segundo pesquisa da Gartner, 30% das habilidades mais buscadas há três anos estão perdendo a sua capacidade de fazer a diferença.
“O RH frequentemente desperdiça tempo e esforço com aprendizados irrelevantes que não serão utilizados para promover o crescimento do negócio ou da carreira de seus colaboradores”, destaca Sari Wilde, Vice-Presidente Administrativa da Gartner. “O desenvolvimento de skills deve ser relevante, ágil e efetivo”, acrescenta.
Em meio a tal contexto, nunca foi tão importante as organizações investirem em treinamento e desenvolvimento. Segundo a consultora de Recursos Humanos, Natasha Ferreira, reskilling e upskilling são tendências que não podem mais ficar de fora do planejamento estratégico das empresas.
“A responsabilidade dos gestores e dos RHs em relação à reeducação profissional de seu time está em total evidência. Estamos em um ritmo global de trabalho que tornou muito fácil a desatualização de nossas habilidades. Precisamos sempre nos atualizar, estar em contato com o novo, entender o que será ou não forte para o futuro do trabalho. É fundamental que exista um olhar mais aguçado para isso”, salienta.
Nessa jornada de transformação das competências, a Udemy Business produziu um e-book gratuito com as 100 habilidades que mais crescem atualmente no mercado. Entre algumas que se destacam estão: Capacidade de usar inteligências artificiais, como o ChatGPT; Conhecimentos em ESG; Economia comportamental; Planejamento estratégico e de marketing; Ética; Empatia; People Analytics; Capacidade de resolução de problemas; Microsoft Teams; Canva; entre outras.
“Investir em habilidades emocionais é tão importante quanto focar nas técnicas. A mescla é o conjunto perfeito para tornar os profissionais cada vez mais completos e desejados”, finaliza Natasha.
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Atualizado em: 22/11/2024 18:59 |