Unidados Contabilidade

Notícias

Confira cinco dicas essenciais para empreendedores iniciantes

Por falta de conhecimento, empresários acabam precisando encerrar seus negócios após pouco tempo de abertura.

A abertura de negócios no Brasil é algo cada vez mais recorrente, tendo em vista a busca por uma independência financeira e a saída do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) .

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), provam esse movimento crescente da saída do CLT para abertura da própria empresa, já que o grupo de trabalhadores registrados formalmente cresceu menos na última década se comparado ao número total de pessoas ocupadas.

Apesar da vontade de ter um negócio, isso não impede os desafios da categoria e muitos empreendedores iniciantes enfrentam dificuldades, dado que desconhecem as nuances do ambiente empresarial.

Como resultado disso, é comum que uma parcela significativa desses empreendedores acabem fechando seus negócios após pouco tempo de abertura.

Diante desse cenário, é fundamental que, antes de abrir o próprio negócio, o empresário iniciante siga algumas dicas que podem ser valiosas para o futuro do seu empreendimento, confira:

  • Preparação: é fundamental fazer uma pesquisa detalhada sobre o mercado, entender as necessidades dos clientes e avaliar a concorrência. Isso ajuda o novo empreendedor a evitar surpresas desagradáveis e a tomar decisões mais informadas;
  • Plano de negócios: ter um plano de negócios bem estruturado é crucial para o sucesso de qualquer negócio, já que esse documento funciona como um guia para as atividades e, consequentemente, ajuda a definir metas claras e alcançáveis;
  • Rede de contatos: é importante participar de eventos do setor, feiras comerciais e grupos de networking para expandir sua rede de contatos e trocar experiências com outros empreendedores;
  • Foco e persistência: manter o foco nos objetivos e persistir mesmo diante das adversidades é essencial. A resiliência é uma qualidade essencial para superar as dificuldades e alcançar o sucesso;
  • Aprenda com seus erros e busque novos aprendizados: não tenha medo de cometer erros, eles ajudam no aprendizado. Esteja sempre aberto a novas ideias e busque constantemente aprimorar suas habilidades e conhecimentos, seja por meio de cursos, mentorias ou leituras especializadas.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.1151 5.1167
Euro/Real Brasileiro 5.4702 5.4782
Atualizado em: 26/04/2024 17:59