Unidados Contabilidade

Notícias

DRE: Confira os principais modelos e análises

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é o resumo das operações financeiras realizadas por uma empresa durante certo período de tempo, e é capaz de apontar quais são os lucros ou prejuízos do negócio.

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é o resumo das operações financeiras realizadas por uma empresa durante certo período de tempo, e é capaz de apontar quais são os lucros ou prejuízos do negócio.

Basicamente, se trata em um demonstrativo contábil integrado dentro do regime de competência com o objetivo de apresentar como acontece a formação do resultado líquido do exercício através da comparação entre despesas e receitas.

Além disso, a DRE também demonstra a síntese dos resultados das atividades operacionais e não operacionais da empresa, atividade realizada de maneira gerencial, com projeções de crescimento, custos, entre outros fatores de forma fiscal, apresentando impostos e taxas que são recolhidas no decorrer do ano.

DRE Gerencial

Em um cenário mais técnico, a DRE é capaz de apresentar todas as movimentações da empresa durante determinado período, desde que a mesma possa gerar alguma receita ou despesa, conforme mencionado anteriormente.

Como o próprio nome indica, a DRE atua como um demonstrativo de atividades, no intuito de esclarecer junto ao fisco, o formato dos resultados no decorrer de um extenso período fiscal, tais como custos, receitas e demais rubricas, as quais são comparadas de acordo com os valores indicados.

Além do que, há a possibilidade de os tributos a serem pagos, serem apurados com maior precisão.

É importante ressaltar que o conteúdo demonstrado precisa ser estruturado como uma síntese, basicamente como um resumo dos resultados de todas as atividades, sendo elas operacionais ou não, pois tudo implica na entrada ou saída de valores que devem ser registrados adequadamente de acordo com os padrões contábeis.

Esses lançamentos devem ser feitos pelo modelo gerencial, em outras palavras, promovendo a inclusão de novos custos ou possíveis expansões nas operações, além do lançamento dos impostos e tributos recolhidos, uma vez que esse é o motivo legal agregado à elaboração do documento.

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Cotação Dólar

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.0304 5.0313
Euro/Real Brasileiro 5.4219 5.4719
Atualizado em: 19/03/2024 02:59